Nível de Inglês Intermediário: Como Portar-se em uma Entrevista de Emprego
Nível de Inglês Intermediário: Como Portar-se em uma Entrevista de Emprego
Seja para ganhar experiência, buscar recolocação no mercado ou um movimento lateral, muitas vezes nos deparamos com aquela entrevista em inglês que pode trazer ansiedade, até mesmo em quem tem nível linguístico mais avançado.
Como podemos nos preparar para essa entrevista?
Antes de recomendações mais práticas, é muito importante entender que uma entrevista depende muito de nossa performance, independente do idioma. Quem nunca foi mal em uma entrevista em seu idioma materno? Em minha primeira dinâmica de grupo para trabalhar como vendedor nas Lojas Americanas, fiz uma excelente apresentação para vender um “sapato sem sola”, porém me embolei e falei que o produto era “exportado” para diversos países. Apenas após a apresentação que me dei conta do erro, um pouco tarde.
Coletando uma devolutiva após uma apresentação para um grupo de empresários, um apresentador muito mais experiente me relatou que já “pagou bastante mico, mas é assim mesmo. Só vai errar quem apresenta”.
De igual modo com o segundo idioma. Como mencionado em outra postagem, fazemos nivelamento linguístico para diversas empresas. Um dos pontos que mais chamam a atenção positivamente, é a eloquência e a confiança do entrevistado. Trabalhar sua narrativa (ou storytelling) é muito mais importante do que precisão gramatical. Eu explico: Se você conseguir contar uma história coerente e/ou explicar algo complexo, ninguém vai notar a preposição que foi usada errada ou se a frase deveria conter have been ao invés de went.
Tenho nível A2 ou B1. Como devo me comportar?
Preparação para entrevista:
- Em primeiro lugar, pratique conversação no idioma inglês, preferencialmente focando em narrativa. Conte uma história para sua professora, por exemplo. Tente intercalar histórias diferentes, como, por exemplo, uma história engraçada, ou sobre alguma viagem especial, o melhor dia da sua vida ou algo sobre a sua infância.
- Vamos explorar planos futuros? Qual poderá ser sua próxima viagem? Onde ou com quem você quer passar a virada do ano?
- Podemos emendar esses tópicos com hipóteses. O que você faria com um bônus de 20% do seu salário?
Notou como não focamos em assunto para negócios? Por que? Se você sabe me contar uma história engraçada, certamente você consegue detalhar com precisão assuntos relacionados à sua área de atuação. O vocabulário que você lida diariamente você já tem. A entrevista já é estressante, a preparação deve ser leve e divertida.
Durante a entrevista:
- Primeiramente, jamais inicie a entrevista se justificando e dizendo que seu inglês é ruim. A entrevista deve focar em suas habilidades e competência para a vaga, o inglês sendo uma ferramenta ou o meio por qual você irá se expressar naquele momento.
- Não tente vender-se além do necessário (don’t oversell). Cuidado para não repetir a mesma ideia e tome bastante cuidado com redundâncias.
- Termine suas explicações com ênfase, de forma forte e assertiva!
- Tome cuidado para não interromper o entrevistador. Caso interrupções ocorram, gentilmente se desculpe (I’m sorry).
- Sinta-se confortável com as pausas, especialmente ao finalizar suas respostas. Muitas vezes o entrevistador vai levar alguns segundos para elaborar a próxima pergunta.
- Utilize essa entrevista como uma experiência de aprendizado, mesmo que não se saia tão bem. Continue buscando seu desenvolvimento linguístico e prepare-se para a próxima entrevista.
Esperamos ter ajudado. Sucesso em sua próxima entrevista!
Fernando Henrique
Managing Director at KLC Idiomas